Páginas

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Novos caminhos


Quando um ano termina e outro começa, temos sempre a ideia de que encerramos um ciclo. Mas se olharmos bem de perto, vamos perceber que os ciclos se encerram a despeito das datas e dos calendários. Posso dizer que, nesse ano, encerrei vários ciclos e iniciei outros que sequer tenho previsão de onde, como e quando vão terminar.
As dificuldades surgidas fizeram, inclusive, com que eu não conseguisse escrever com a periodicidade que eu gostaria. Não por falta de assunto. Aliás, todas as coisas ocorridas, formam um extenso material para escrever por muito tempo. Acontece que as palavras não brotam com tanta facilidade quando estamos fragilizados. Até encomendas de texto recebi. Ainda estou devendo.
Mas, embora necessariamente o fim de um ano não encerre ciclos, sempre nos pegamos pensando em tudo o que aconteceu durante os últimos doze meses e fazemos aquele balanço sobre os pontos positivos e negativos, promessas de ano novo e desejos de mudanças.
Nesse meu balanço de fim de ano, vejo que em 2012, como em todos os anos, ganhei e perdi. Os ganhos foram muitos e muito importantes. Conquistas permanentes, desejos realizados, promessas cumpridas. As perdas, por sua vez, foram árduas, mas serviram para mostrar que nem tudo sai como desejamos.
Assim, para 2013, tenho muitas perspectivas e nenhuma certeza.  É claro que o destino sempre se coloca em nosso caminho e nunca temos domínio de todas as coisas. Mas, na medida do possível, podemos controlar nossos objetivos, trabalhar em prol de um sonho, buscar nossos próprios caminhos. Estou fazendo a minha parte, mas meu objetivo de ano novo, diante das circunstâncias, depende muito pouco de mim mesma. Está nas mãos de Deus.
Independentemente dos planos, das certezas e incertezas, das derrotas e das vitórias, dos velhos ou dos novos caminhos, devemos sempre nos apegar na única certeza que permeia a nossa vida: Deus é o senhor do tempo e das circunstâncias e a nós nos cabe entregar em suas mãos nosso destino, nossos desejos, nossas expectativas e nossas frustrações. Fazer a nossa parte é essencial, mas a Ele cabe a decisão final.
Desejo, profundamente, que Ele me abençoe e abençoe a todos neste início de ano, para que todos os projetos se realizem, os sonhos se concretizem, o amor nos mantenha unidos e, principalmente, que tenhamos força para superar todos os obstáculos que certamente irão se colocar em nosso caminho, na certeza de que, desistir, nunca estará nos nossos planos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário