Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

Sobre a amizade

Uma letra de música de Oswaldo Montenegro chamada "A lista", começa assim:

"Faça uma lista de grandes amigos

Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais..."


Ele prossegue de forma magistral, no que, para mim, é uma linda reflexão sobre o tempo e aquilo que realmente nos importa. Nos faz pensar sobre nossos sentimentos mais caros de amor, amizade, fé, egoísmo, caráter, etc. 
E nessa semana, algumas coisas me fizeram pensar sobre a amizade. Uma amiga me mandou um e-mail cheio de elogios. Provavelmente eu não mereça nem metade deles. Mas fiquei pensando: como alguém que me conhece há pouco tempo pode ter uma demonstração tão afetuosa de carinho, admiração e respeito... Depois, vi que o "pouco tempo" já se estende por seis anos! Ri de mim mesma. Quando se tem amigos de mais de trinta anos, seis, realmente parece pouco.... coisas da idade.
Mas qual a verdadeira duração de uma amizade? E como saber o quão profunda e sincera ela é? É o tempo que determina ?
Algumas vezes, pessoas que conhecemos há poucos meses podem significar muito em nossas vidas e temos plena certeza de que podemos com elas contar para tudo o que for preciso. Isso também acontece com muitos amigos que, embora não vejamos sempre, quando encontramos, a sensação é de que nunca nos separamos deles.
A vida, como sempre, é generosa. Nos dá todos os dias a oportunidade de conhecer novas pessoas e criar novos laços. Dos meus amigos mais "recentes" (aqueles da casa dos seis anos), tenho o maior orgulho e carinho. Me receberam de braços e coração abertos no momento em que me aventurava por novos caminhos, dando novo sentido à minha vida. Foram todos aos poucos se aconchegando e eu a eles. Para ficar no lugar comum, são parte da família: aquela que a gente escolhe.   
Mas nem sempre a amizade, assim como qualquer relacionamento, dura para sempre. Grandes e melhores amigos podem se perder no tempo. Às vezes, amigos se vão por circunstâncias da vida: escolhas profissionais, mudanças de cidade, país, casamentos. Às vezes, os amigos nos deixam de forma inesperada e imediata. E nem sempre é a morte que os leva.
Amizades que pareciam inabaláveis, podem se desgastar com o tempo e se desfazer. Não sem dor ou sem mágoas. Mais ainda, quando somente o silêncio é que responde suas indagações.
Para que relacionamentos durem, sejam eles de amizade ou de amor, é preciso cultivá-los. Mas é preciso mais ainda, que ambas as partes queiram permanecer em sintonia. Quando uma delas rompe definitivamente a linha da lealdade, da confiança ou do afeto, nada mais há que se possa fazer.
Desistir pode não estar nos nossos planos, mas, algumas vezes, as pessoas decidem desistir por nós. Em alguns casos, é preciso reconhecer que este foi o gesto mais verdadeiro de amor e amizade que elas foram capazes de nos fazer.

Melissa

4 comentários:

  1. Melissa. Adorei a proposta do seu blog. Além de escrever muito bem, você consegue transmitir sentimentos em cada uma das suas frases. Me fez pensar o quanto eu compartilho com esse pensamento: Desistir não está nos meus planos. Aliás, nos últimos seis anos muitas coisas que não planejei aconteceram na minha vida. Sofri e prossegui. Hoje me sinto feliz, especialmente por contar com os amigos que me ajudaram a "segurar a barra". Você é uma delas. E muito especial. Beijinhos... (tá vendo, de um comentário eu quase escrevi um texto. Quem sabe eu tb faço um blog, algo do tipo "eternamente atrasada", "bagunceira de carteirinha", "não vivo sem detalhes"...

    ResponderExcluir
  2. Sobre a duração dos relacionamentos: acredito que amizades são eternas em nossos corações, mas as pessoas mudam, umas evoluem e outras não, é por conta disso que a amizade perdura ou não. Basta aceitar isso e continuar a seguir o caminho, alguma pessoas permanece e outras virão.

    ResponderExcluir
  3. Mê, acho que já no segundo texto você conseguiu afastar qualquer dúvida - diga-se de passagem, que eu não tive -, sobre o seu dom da escrita! :0)
    Você discorre sobre a amizade com tanta desenvoltura, com a propriedade de quem conquistou bons amigos pelo caminho da vida e de quem soube observar e compreender (com uma inteligência emocional rara) quando elas, felizmente ou infelizmente, acabaram.
    Amizade é feita de afinidade, cumplicidade, generosidade e amor que, talvez, dependa muito mais da nossa dedicação do que do tempo... Aliás, seis anos é tempo suficiente para reconhecermos uma amizade verdadeira! E você, minha amiga querida, está no lugar mais especial do meu coração há um boommm tempo!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa! Você me emocionou com essas palavras tão lindas e verdadeiras! Um forte abraço e já estou aguardando a próxima publicação.

    ResponderExcluir